São João do Cariri, 13 de Dezembro de 2017

14/06/2017 - Redator(a): Heliton Queiroz

PREFEITURA CONSTROI CISTERNAS NAS ESCOLAS

Foto/Imagem: Arimatéia Lima

A Secretaria Municipal de Educação do município de São João do Cariri realizou parcerias com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o PATAC, para construção de 05 cisternas com capacidade de 52 mil litros cada.

As escolas contempladas foram:

1. Grupo Escolar Constantino de Farias Castro da Comunidade Poço das Pedras;
  2. Grupo Escolar da Comunidade dos Mares;
  3. Grupo Escolar do Riacho Salgado;
  4. Grupo Escolar Hilda Batista da Comunidade do Uruçú;
  5. Creche Rosângela de Fátima Medeiros no Distrito de Malhada da Roça.

O acesso à água proporcionado pela cisterna é só a ponta do iceberg dos impactos que essa ação provoca no campo. Ao levar essa tecnologia para o ambiente escolar, o programa alia a proposta da convivência com o Semiárido com outra proposta transformadora - a da educação contextualizada ou educação do campo. Assim como integra pais, agentes de saúde e outros atores sociais presentes na comunidade e proporciona às crianças o aprendizado dos conhecimentos tradicionais que fazem parte de suas comunidades. Esse programa também envolve a gestão municipal na execução da ação.

Para o Secretário Municipal de Educação, Isac Costa, o projeto envolve os pais na vida escolar, a atuação sistêmica do Cisternas nas Escolas promove melhorias até onde não é seu foco direto na escola. “O Cisterna nas Escolas veio com o objetivo de garantir o direito à água e uma educação contextualizada. Estamos incentivando o plantio de hortas, onde pais e alunos participam, com dedicação e ao mesmo tempo, acompanham a vida escolar dos seus filhos.