São João do Cariri, 13 de Dezembro de 2017

01/08/2017 - Redator(a): Heliton Queiroz

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Foto/Imagem: Guiga Moura

Na manhã de ontem 31/07/2017, no Clube Municipal João Medeiros Ramos, aconteceu a VII Conferência Municipal de  Assistência Social. O evento teve inicio ás 9:h30m, iniciou com a formação da mesa de honra, composta pelo Excelêntíssimo Prefeito, Cosme Gonçalves, Secretários Municipais, funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais entidades que foram convidadas e ali estavam representadas.

A VII Conferência Municipal de Assistência Social de Mendes foi presidida pela Secretária Municipal de Assistência Social, Srª Socorro Ferreira e coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Srª Andreia Silva, que fez a leitura do regimento e submeteu a votação e teve aprovação por aclamação unânime. O evento teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Entre as ações realizadas no evento, estiveram debates sobre a temática, relatos de usuários da Política Municipal de Assistência Social; deliberações da VII Conferência Municipal de Assistência Social; trabalhos em grupos; apresentação dos eixos e encaminhamentos das propostas e uma brilhante apresentação cultural do Grupo de Danças “Bonequinhas do Cariri” que tem a instrutora, Allane Cristina como responsável pelas atividades artísticas.

A VII Conferência Municipal de Assistência Social de São João do Cariri teve como tema a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.  Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da Conferência traz os usuários para o centro do debate.

Destaca-se que a realização da conferência é uma etapa importante na consolidação e aprimoramento, por se tratar do momento de debate e avaliação da gestão da política e oferta de serviços, sendo a população parte fundamental do processo. Ainda, os gestores municipais e trabalhadores do SUAS tem a oportunidade de aproximar o cidadão da gestão da assistência social.

A VII Conferência Municipal de Assistência Social de São João do Cariri foi propositiva, isto é, seus participantes apresentaram propostas e diretrizes que possam consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários e assegurar as ações governamentais, com prioridade nas políticas que representam os usuários e as entidades de assistência social.

Ao final da conferência, um relatório foi elaborado e este documento será aproveitado como um panorama norteador das verdadeiras necessidades na área de assistência social em nosso Município.