São João do Cariri, 24 de Novembro de 2017

20/10/2017 - Redator(a): Heliton Queiroz

CAMPANHA OUTUBRO ROSA NO DISTRITO DE MALHADA DE ROÇA


Foto/Imagem: ASCOM

A Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de São João do Cariri/PB, realizou na última terça-feira (17/10/2017) uma manhã de atividades alusivas à campanha Outubro Rosa no Distrito de Malhada de Roça.
O evento aconteceu no Posto de Saúde do Distrito no período da manhã, e contou com a organização da equipe de saúde que atende grupos de mulheres na localidade e a equipe do CRAS Volante. Foi realizada palestra com o objetivo de informar as mulheres a respeito das recomendações do Ministério da Saúde sobre os procedimentos de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, tais como a realização do toque nas mamas e a realização de exames como a mamografia e Papanicolau que consiste na coleta de material do colo uterino e é recomendado para mulheres com vida sexual ativa.
O início das atividades aconteceu com a acolhida das mulheres, que foi feita pela equipe do CRAS Volante composta pela Psicóloga Maria José Valdevino e a Assistente Social Maria das Neves Cunha de Oliveira. A equipe de saúde composta pelas profissionais de enfermagem Rose e Ana Maria se encarregaram de realizar demonstrações sobre a forma correta de realizar o toque das mamas, além de explicar os métodos utilizados nos exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. A Secretária de saúde Edna Brito, juntamente com a nutricionista Luiza participaram do evento e apresentaram suas considerações sobre a Campanha Outubro Rosa, buscando sensibilizar as mulheres sobre a importância em realizar o exame de toque e os demais indicados, pois tão logo seja diagnosticada a doença maiores são as chances de cura.
A Secretária de saúde Edna Brito, falou sobre a relevância da campanha ao afirmar que: “Esta campanha é muito importante, pois pretende chamar a atenção não só do público alvo, mas dos profissionais de saúde para o empenho no trabalho de prevenção”.  Acrescentou à sua fala que o trabalho deve ser contínuo e não somente no período da campanha, que é realizada com o intuito de alcançar uma mobilização maior da sociedade para a questão.
Toda a equipe do Posto de Saúde do Distrito de Malhada de Roça esteve envolvida nesta manhã de conscientização que foi encerrada com uma dinâmica de grupo facilitada por Alane Cristina Queiroz e Luciana Felipe Garcia que participou do evento representando a Secretária Municipal de Assistência Social, a Senhora Maria do Socorro Ferreira Farias e o senhor Prefeito Cosme Gonçalves. O encerramento se deu com a distribuição de panfleto informativo confeccionado pela equipe do CRAS Volante e foi servido um lanche.
Todos os envolvidos nesta Campanha estão de parabéns pela dedicação ao trabalho informativo e de prevenção quem tem sido fundamental para salvar vidas.