São João do Cariri, 24 de Novembro de 2017

27/10/2017 - Redator(a): Heliton Queiroz

OUTUBRO ROSA 2017

Foto/Imagem: ASCOM

Secretaria Municipal de Saúde de São João do Cariri/PB, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Realiza Atividade Alusiva a Campanha Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de São João do Cariri/PB, volta a atenção para a Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Nesta quinta-feira (26/10/2017), foi organizado pela Secretária de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social um momento de conscientização acerca da importância da prevenção das doenças acima mencionadas, que contou com significativa participação de mulheres que é o público alvo da campanha.

A atividade aconteceu no Teatro Padre Valdir Campelo Cabral no período da manhã. A acolhida do público ficou sob a responsabilidade da equipe de trabalhadores da Assistência Social que compõem o Programa de Atenção Integral à família (PAIF), O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa Bolsa Família (PBF).

O cerimonial foi feito por Luciana Garcia Felipe que convidou a Senhora Edna Brito – Secretária Municipal de Saúde – para realizar a abertura do evento. A Senhora Edna Brito agradeceu a presença de todos os presentes, agradeceu o apoio dispensado à Secretaria pelo Senhor Prefeito Cosme Gonçalves Farias e falou sobre a relevância da busca por informações para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Afirmou que momentos como aquele são importantes para as mulheres se conscientizarem da necessidade de realização dos exames recomendados pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), considerando as chances de cura quando do diagnóstico precoce. Além disso, informou que o trabalho de prevenção realizado pelas equipes da Unidade Básica de Saúde do município acontece de modo contínuo e durante todo o ano.

O Senhor Prefeito Cosme Gonçalves Farias e a Primeira Dama e secretária de Assistência Social prestigiaram todo o evento e apresentaram suas considerações aos presentes. A Senhora Socorro Ferreira disse que: “Este é um momento de reflexão muito importante para a saúde da mulher, por isso foi tomada a iniciativa de realização deste evento em parceria com a Secretaria de Saúde, para que as mulheres que são usuárias da política de Assistência Social no município fossem convidadas a participar e tivessem a oportunidade de se informar sobre o assunto com equipe preparada, como é o caso da equipe do Programa Estratégia da Família.”, Por fim, agradeceu a presença de todos. O Senhor Prefeito Cosme Gonçalves, também agradeceu aos presentes por ter aceito o convite das Secretarias envolvidas nesta ação e reafirmou o compromisso de sua gestão em contribuir para a melhoria da oferta dos serviços de saúde no município de São João do Cariri/PB.

O médico da Unidade de Saúde, o Doutor Everlan Lucena, proferiu a palestra do evento e apresentou dados acerca da incidência do câncer de mama e do colo do útero, além de chamar a atenção para os cuidados que as mulheres devem ter com relação à saúde das mamas. Sendo assim, falou sobre o exame de toque mamário e enfatizou a importância da realização da mamografia que é um exame radiográfico que permite detectar o nódulo quando este ainda é bem pequeno e não pode ser descoberto com o exame de toque.

A fisioterapeuta Geovanna Cantalice, apresentou dados referentes à atuação do profissional de fisioterapia na prevenção dos tipos de câncer que são a razão da Campanha Outubro Rosa. A fisioterapia tem a atribuição, no campo da oncologia, de minimizar os efeitos adversos do câncer de mama. Já a enfermeira Elian Carla Antunino, realizou demonstrações da realização do exame de toque mamário orientando as mulheres para o autoexame.

Um momento marcante do evento foi o depoimento livre de uma paciente mastectomizada que falou sobre as angústias inerentes à realização deste procedimento médico e como foi capaz de superar a situação. Também houve o depoimento de uma mulher que acompanhou um familiar à consultas e exames preventivos do câncer de mama. O medo do diagnóstico tem sido motivo para a pouca procura aos métodos de prevenção, sendo esse um desafio a ser vencido pelas equipes de saúde.

O evento foi encerrado com um lanche servido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelas considerações finais da Senhora Edna Brito que já convocou os presentes para participar da Campanha Novembro Azul de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

É importante registrar o apoio de toda a equipe de trabalhadores da Saúde, que compõem as equipes do Programa de Agentes de Saúde (ACS), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do pessoal de enfermagem, odontologia fisioterapia e nutrição, além dos profissionais dos serviços gerais que contribuíram direta e indiretamente para o sucesso da Campanha Outubro Rosa no município de São João do Cariri/PB, neste ano de 2017.