TERÇA, 20 DE MARÇO DE 2018
COMUNICADO
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE ATIVIDADE TECENDO REDES COM O CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA DA MULHER FÁTIMA LOPES

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São João do Cariri/PB, por iniciativa da Secretária, a Senhora Maria do Socorro Ferreira Farias, em razão do mês dedicado a mulher e na perspectiva de oferecer mecanismos de debate e articulação entre a Rede de Proteção Social na prevenção e combate à violência contra a mulher realizou nesta segunda-feira (19/03), em parceria com o Centro Estadual Especializado de Referência da Mulher Fátima Lopes, a atividade desenvolvida pela equipe do referido Centro de Tecendo Redes.

A acolhida foi feita por Luciana Felipe que ficou responsável pelas considerações iniciais e pela senhora Maria do Socorro Ferreira Farias que falou sobre a importância deste momento para os trabalhadores da Rede de Proteção Social, sobretudo quando a violência contra a mulher atinge mulheres da nossa comunidade e as colocam em situação de vulnerabilidade, sendo demanda da Secretaria Municipal de Assistência Social a oferta de atendimento, acompanhamento e encaminhamento destas vítimas aos órgãos de proteção.

Assim, a Senhora Maria do Socorro Ferreira Farias, convidou representantes das seguintes instituições governamentais e da sociedade civil para participar deste momento de debate e articulação: Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, Agentes de Saúde, Equipe da Unidade Básica de Saúde e Profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família), Secretaria Municipal de Assistência Social (Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, Centro de Referência Especializado de Assistência de Social - CREAS, Programa Bolsa Família - PBF, Programa Criança Feliz - PCF), Secretaria Municipal de Educação (Escolas Municipais, Creches e Pré-Escolas), Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Administração, Gabinete do Senhor Prefeito Constitucional Cosme Gonçalves Farias, Câmara Municipal Joaquim Tavares Lucena, Ministério Público, Poder Judiciário, Cartório da 2ª Vara Cível e Criminal, Delegacia de Polícia, Clube de Mães Inácia Bulcão Aires, Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e o Grupo Religioso Terço dos Homens.

A atividade Tecendo Redes, foi desenvolvida no Auditório da Câmara Municipal Joaquim Tavares Lucena e contou com o trabalho da psicóloga Joana Brito e da advogada Paula de Oliveira representantes do Centro Estadual Especializado de Referência da Mulher Fátima Lopes, que apresentaram informações relevantes a respeito das questões de gênero que colocam a figura da mulher em posição social inferior o que contribui para a ocorrência de abusos e violências sofridas por esta população, que precisa do apoio de toda a rede composta por profissionais das diversas áreas no combate a questões como: machismo e a cultura do estupro.

As mulheres vítimas de qualquer tipo de violência (física, psicológica e patrimonial), deve contar com a seguinte rede de proteção: Saúde (PSF, CAPS, UPA e Hospitais), Segurança e Justiça (Delegacia da Mulher, Defensorias, Promotorias, Conselhos de Direitos e ONG's), Assistência Social (CRAS, CREAS, Casas de Passagens e Acolhida), Programas e Benefícios (Bolsa Família, Auxílio Aluguel, BPC, etc.), Educação (Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos - EJA, Formação Cidadã), Trabalho e Renda (Programa de Qualificação e Geração de Renda).

A reunião foi encerrada com uma atividade propostas pela psicóloga Joana Brito e a advogada Paula Oliveira, que levou todos os presentes a discutir situações que fazem parte do cotidiano de mulheres que são subjugadas pela condição de mulher e em decorrência de uma cultura que deve ser combatida, pois tem ceifado vidas do convívio familiar, social e laboral.

Basta de violência contra a mulher.