História do Município

São João do Cariri, localizado no estado da Paraíba, possui uma história rica e diversificada. Antes da chegada dos colonizadores portugueses, a região era habitada pelos índios Cariri, que deixaram importantes vestígios de sua cultura e presença na área.

No século XVII, os colonizadores luso-brasileiros provenientes do litoral chegaram à região e se estabeleceram, juntando-se aos índios Cariri. Juntos, formaram uma aldeia que recebeu o nome de Travessia. O desenvolvimento da região começou a ganhar impulso em 1669, quando o Alferes José Alves Martins doou uma sesmaria, dando origem ao sítio São João.

Em 1750, os Jesuítas construíram um templo na região, dedicado a Nossa Senhora dos Milagres, e foi criada a freguesia com o mesmo nome. Em 1776, a freguesia foi elevada à categoria de Julgado, demonstrando o crescimento e a importância da localidade.

No dia 5 de maio de 1803, através de um decreto, a vila foi oficialmente instalada como Vila Real de São João do Cariri. Essa denominação foi dada em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade, e também faz referência à região do Cariri, onde está localizada.

Ao longo do século XIX, São João do Cariri se estabeleceu como um importante centro político e administrativo da Paraíba. Além de possuir um tribunal de júri, foi sede da extensa Freguesia de Nossa Senhora dos Milagres, que abrangia uma vasta área territorial, incluindo diversos distritos e localidades.

A cidade ganhou destaque no cenário político, tendo como representantes senadores, como o Senador Amir Gaudêncio, deputados e até mesmo um governador da Paraíba, como Gratuliano de Brito. Além disso, São João do Cariri foi reconhecida pela sua produção intelectual, contando com um grande número de doutores e bacharéis, o que levou cronistas do século XIX a apelidarem a cidade de “Atenas do Cariri Velho”.

Em meados do século XIX, foi fundado em São João do Cariri um importante colégio de ensino secundário, sendo um dos primeiros no interior da Paraíba. Essa instituição foi fundada por Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão, avô do renomado jornalista Assis Chateaubriand, contribuindo para a disseminação da educação na região.

Em 1854, São João do Cariri foi elevada à categoria de Comarca, fortalecendo ainda mais seu papel como centro administrativo. A região territorial do município já foi ainda maior, abrangendo mais de um terço do atual Estado da Paraíba, incluindo o sertão, o Cariri, Campina Grande e as microrregiões do Agreste da Borborema.

Em 1911, São João do Cariri tornou-se oficialmente um município e, dez anos depois, a sua povoação mais populosa tornou-se um distrito independente, que mais tarde viria a se tornar a cidade de Serra Branca. Mesmo após estas mudanças, São João do Cariri manteve seu papel relevante na história e no desenvolvimento do estado da Paraíba. A cidade continua sendo um núcleo importante de cultura, história e tradições nordestinas, sendo notoriamente conhecida por suas festas juninas e pela rica gastronomia local.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, a população de São João do Cariri era estimada em cerca de 4.400 habitantes. A cidade mantém sua relevância cultural e histórica, além de ser um centro para a agricultura e pecuária local, contribuindo para a economia da região.

Nos últimos anos, São João do Cariri tem trabalhado para preservar sua rica história e patrimônio cultural. A cidade é conhecida por suas festividades, principalmente as festas juninas, que atraem visitantes de toda a região e além. A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, uma das mais antigas da Paraíba, continua sendo um marco histórico e religioso importante na cidade.

A cidade também tem feito esforços para fomentar o turismo, destacando suas atrações naturais e históricas, como o Parque Estadual do Talhado, que possui formações rochosas únicas e vistas panorâmicas. Além disso, a cidade mantém viva a tradição dos “repentistas” e “aboiadores”, artistas populares que usam a poesia e a música para retratar a vida no sertão, enriquecendo a cultura local.

A educação continua sendo uma prioridade em São João do Cariri, com escolas e instituições de ensino trabalhando para proporcionar oportunidades de aprendizado de qualidade para todos os residentes.

São João do Cariri mantem a reputação de uma cidade rica em história e cultura, e continua sendo uma comunidade vibrante e acolhedora, perpetuando as tradições do nordeste brasileiro.